Abajo la noche obscura

7 de Fevereiro

Abajo la noche obscura
Oro, salitre y carbon
Y arriba quemando el sol


Nas palavras de Violeta Parra estão a pobreza e a opressão mas também
a esperança e a força de um povo que resiste.
Y arriba quemando el Sol é mais um suspiro a caminho de um disco que queremos breve.
Um abraço do tamanho do Sol todo ao Abidula, à Beatriz, ao Diogo, ao Enir,
ao Hélder, ao Hugo, ao Joaquim e ao Nelson.


Mais do que dez lugares

25 de Janeiro

Alta Traición é uma canção de el Sur.
Nasceu entre o desafio de transformar em música o poema do José Emílio Pacheco, falecido a 26 de Janeiro de 2014, e a fervilhosa experiência de fazer canções para um disco que aparecerá no espaço de um suspiro ou dois.
Este video cresce nessas entranhas. A barriguda el Sur, que quer pôr tudo cá fora, arregaçou as mangas e desatou a riscar um filme com a ajuda preciosa de cierta gente.
Recebemos videos de muito mais do que dez lugares. Da Nova Zelândia à Suécia, do Japão a Buenos Aires passando pela Ria Formosa e por Grândola.
Cierta gente são: Ana Ferreira, Ana Tarrafa, Ana Zeverino, Bruno Carvalho, Carlos Faia Fernandes, Catarina Pereira, Cristina Belchior, Danny Powell, Edna Leila, Eduardo Ampuero, Elisabeth Kingsley, Eliza Peixoto, Fernando Costa, Filipa Malva, Filipe Andrade, Filipe Bonito, Flávia Moreira, Frank Kopperschlager, Gualter Alegria, Helder Menor, Helena Brandão, Hugo Barros, Humberto Nelson Serrão, Inês Carvalho, Inês J, Isabel Lourenço, Isaura Lobo, Jenny A Wenhammar, Joana Torok, João Bengala, João Casanova, João Lopes, João Paulo Soares, João Pimenta Lopes, João Ricardo Almeida, Lily Nobrega Guilherme, Luisa Pires Barreto, Manan Aggarwal, Marcela Mico, Márcio Ferreira, Mariana Camacho, Mitch Balintos, Mitsuaki Peter Miyata, Nam Ho, Nathan Kingsley, Nuno Marcolino, Nuno Mendes, Oscar Mourave, Patricia Carneiro, Patricia Garrocho, Pedro Salvador, Pedro Silva, Ricardo Andrade, Rocío Ramos, Rodolfo Teixeira, Rodrigo Octaviano, Rudi Araújo, Rui Roque, Sara Gusmão, Sofia Magalhães Costa, Teresa Camarão, Túnia Er, Valeria Nuciari e o Victor Rodrigues.


chili na ponta dos dedos

SMUP - Parede, 18 de Janeiro

Ali ao lado do Mar em dia de chuva estivemos com a gente boa que ajudou um dia bom a tornar-se memorável. Depois de uma tarde intensa a preparar e a gravar video para um dos temas novos que vão andar por aí só mesmo um abraço de uma sala calorosa e o carinho da malta da Cultura No Muro para transformar de vez uma noite de Inverno numa memória calorosa.


e o Oceano aqui ao lado

Concerto na SMUP - Parede, 18 de Janeiro

Ali ao lado do Mar vamos ter novas canções nossas que queremos vossas, o som dos horizontes do sul... chili na ponta dos dedos.


Dias do Desassossego

16 de Novembro

Estivemos na Fundação José Saramago a pintar com os nossos cinquenta dedos qualquer coisa de um arquipélago perdido nos mares profundos que nos unem. Parámos um pouco em Lanzarote fogo, negro e verde. Fundação SaramagoProcurámos a Ibéria e os nossos próprios lugares terra e rio que não deixarão nunca de ser Sul. Foi muito bonito e honroso para nós estar no início dos Dias do Desassossego. Devolvemos um grande abraço ao público que transbordou a biblioteca, à Fundação e à maravilhosa equipa que nos trata sempre com muito carinho.


Dias do Desassossego

16 de Novembro

Vamos estar na Fundação José Saramago a pintar com os nossos cinquenta dedos algum arquipélago novo neste mar profundo que nos une mais do que separa, talvez ficar um pouco em Lanzarote fogo, negro e verde. Olhar para cima, de novo e ver a Ibéria e os nossos próprios lugares terra e rio que não deixarão nunca de ser Sul.
Estamos a preparar um disco e no espectáculo, para além do repertório da América Latina, vão haver temas originais. Uma parte do espectáculo será dedicada a José Saramago.
elSur

E-mail: elsur.pt@gmail.com
Tel. 913450743